sábado, 26 de fevereiro de 2011

Esqueça

Esqueça

Você tem alguma lembrança que te perturba? Há algum acontecimento do passado que tira o seu sono, seu sossego? Não é fácil lidar com isso. Por essa razão, gostaria de deixar uma palavra de ânimo baseada na vida de José. NÃO SE DEIXE DERROTAR PELAS LEMBRANÇAS DESAGRADÁVEIS.

José deu o nome de Manassés ao seu primeiro filho (41:51). O nome tem origem na raiz hebraica nashah, que significa “esquecer”. Deus tinha feito José esquecer todo sofrimento passado naqueles 13 anos, desde a traição de seus irmãos até a calúnia da mulher de Potifar.

O esquecimento de José dizia respeito à sua atitude diante do sofrimento passado. Apesar de estar em sua memória, ele não deixaria aquele sofrimento lhe dominar.

Essa atitude é um incentivo para nós, pois é tentador querer vingar-se dos Rúbens, Judás, e das senhoras Potifar do nosso passado. É tentador dar o troco àqueles que nos ofenderam, nos despojaram com atos perversos e palavras más. Em vez disso, devemos dar à luz a um Manassés.

Por que viver nas águas pantanosas, viscosas das más lembranças? Removamos toda coisa negativa. Você e eu escolhemos o que nos torna em reféns. Escolhemos quem vai nos manter imobilizados sob seu domínio. Decida hoje mesmo dar um basta neste cativeiro. Peça o auxílio divino.

(Pr. José Roberto- João Pessoa, PB)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Espere em Deus

Espere em Deus!
Nós não gostamos de esperar, nem a modernidade ajuda. Vivemos na era dos instantâneos, do fast-food, da banda larga. Neste contexto, a espera é uma tortura, que causa até pânico. Mas lembremos que Deus tem Seu tempo para todas as coisas, e por isso não é obrigado a agir dentro da rapidez e impaciência de nossos dias.
Para ajudá-lo a lidar com isto, gostaria que lesse Gênesis 40:23-41:16. Ah! Esqueci que você não tem tempo, que ele é “corrido”. De qualquer maneira, gostaria de apresentar uma grande lição contida na história de José, baseada no texto acima, a saber: Confie em Deus sem entrar em pânico durante os dias de espera.
José teve de esperar dois anos até que o copeiro se lembrasse dele. Quando o Jovem hebreu interpretou o sonho desse servo do Faraó, pediu-lhe que fosse lembrado. Mas teve de esperar.
A espera sempre acompanhou os grandes homens de Deus. Abraão aguardou 25 anos pelo nascimento de Isaque. Moisés esperou 40 anos para liderar o povo de Israel no Êxodo. Noé esperou 120 anos pela chuva. Paulo ficou três anos na Arábia antes de começar seu ministério missionário. A lista é grande. Deus está trabalhando enquanto seu povo espera, espera, espera. José estava sendo moldado para um importante futuro.
José foi lembrado pelo copeiro no tempo certo, no tempo de Deus. Ele interpretou o sonho do Faraó. Isso lhe custou o posto de primeiro ministro do Egito. Da masmorra ao palácio. De prisioneiro a governador.
Não podemos concluir que a história de José se repetirá com cada um de nós, pois Deus tem planos individuais. Mas podemos ter a certeza de que Ele ficará conosco nos dias da masmorra. Ele não nos abandonará nem se esquecerá de nós. Deus está trabalhando enquanto nós esperamos.
Durante o tempo de espera, confie em Deus sem entrar em pânico. Conte com ele para lidar com os copeiros-chefes da vida, as pessoas que o esquecem, as que quebram as suas promessas. É trabalho de Deus tratar com os copeiros-chefes do seu passado.
Seja fiel nos períodos de esperas da vida. Não pense que Deus se esqueceu de você. Isso não faz parte de Sua natureza. Isso é para os homens.
Fazia parte do plano de Deus José esperar. Ele não estava abandonado, estava sendo preparado, moldado para um futuro triunfante.
A espera pode desencorajá-lo. Mas seja paciente. José passou 13 longos anos de altos e baixos, principalmente baixos. Contudo, não o vemos murmurando ou questionando a Deus. O filho de Jacó vivia muito acima das circunstâncias e do tempo. Seu longo período de aflição não o desencorajou. E qual foi seu fim? Siga o seu exemplo.
(Pr. José Roberto- João Pessoa, PB)