quarta-feira, 13 de maio de 2009

ORANDO POR FÉ: Uma Necessidade Constante

Marcos 9:14-29

Sempre que oramos fazemos uma longa lista de pedidos. Em nossos pedidos lembramos de muitas pessoas e de muitas necessidades. Mas uma coisa que comumente esquecermos é de pedirmos por uma fé maior, isto porque, estamos mais preocupados com a resposta em si dos pedidos do que com o meio pelo Deus atende o nosso pedido. Jesus disse: Tudo é possível ao que crê. Crer neste contexto é expressar uma fé maior. Diante do texto supracitado e da declaração de Cristo, entendemos que precisamos invocar a Deus por uma fé maior. Vejamos algumas razões por que precisamos de mais fé.

Primeiramente, precisamos invocar a Deus por uma fé maior, porque há situações em nossas vidas que exigem uma expressão maior de fé. No texto mencionado, ocorreu algo inusitado. Os discípulos apesar de estarem com Jesus já por muito tempo, terem testemunhado o poder que Jesus tinha sobre tudo e todos, multiplicando pães e peixes, andando por sobre as águas, curando todo tipo de enfermidade, e operando milagres indefinidamente, não conseguiram atender ao pedido de um pai desesperado que luta com o problema de seu filho desde a infância. Os discípulos deveriam estar confiantes diante de tudo o que eles já tinham passado, talvez eles achassem que estavam preparados para tudo, mas uma situação trazendo um necessidade diferente exigiu uma expressão maior de fé. Conosco não é diferente, por mais maduros que sejamos, e diante de todas as adversidades e problemas que enfrentamos, ainda virá um que exigirá que tenhamos mais fé. Por conta disso, oremos por mais fé.

Segundo, com uma fé maior seremos levados a confiar mais em Deus. Nos valendo ainda do episódio narrado em nosso texto, percebemos que a situação degradante daquele rapaz dava-se não somente por causa da ação infernal do diabo, mas também por causa da falta de fé do pai. Falta de fé neste contexto diz respeito à falta de confiança no poder e na intervenção de Deus, o pai está tão descrente que seu filho saia daquela situação que pergunta a Jesus “se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos”. Na verdade a próxima fala de Jesus “tudo é possível ao que crê”, serve para mostrar duas coisas, primeiro a falta de fé do pai, segundo a disposição de Deus em atender ao que tem fé. Diante disto, Jesus nos ensina que com mais fé confiaremos mais em Deus. Para um problema maior, precisamos de mais confiança em Deus, para termos mais confiança em Deus precisamos de mais fé, e para termos mais fé precisamos orar mais.

Por fim, precisamos invocar a Deus por uma fé maior porque é o meio para vermos uma maior demonstração do poder de Deus em nossas vidas. Nesta história podemos inferir que quanto mais fé, mais veremos o poder e a intervenção direta de Deus em nossas vidas. Além disso, Jesus nos deu evidências claras disso, nas várias situações narradas nas Escrituras em que Jesus diz que os discípulos, ou mesmo outras pessoas, foram impedidas de resolver, ou ver determinada situação resolvida por serem de pequena fé. Portanto, se queremos contemplar a mão e o poder de Deus, precisamos orar por uma fé maior.

Pr. Figueiredo