domingo, 17 de fevereiro de 2008

A PERDA DA PRIORIDADE DA PREGAÇÃO NA IGREJA PÓS-MODERNA

Não há dúvidas de que a pregação, como forma distinta de comunicação das insondáveis riquezas de Cristo reveladas na Sua palavra, está em declínio. No entanto, a própria palavra de Deus já nos advertia através da segunda carta do Apóstolo Paulo ao seu filho amado Timóteo, dizendo como segue: “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;”(2 Timóteo 4:1-3 ).


Nestas palavras, o apóstolo Paulo, que já tinha combatido o bom combate, completado a carreira, guardado a fé e sabendo que o tempo de sua partida estava chegando; apresenta a mais alta prioridade que um pastor deve dar a pregação. É claro que existiam outras responsabilidades com as quais Timóteo tinha que lidar, conforme indicam os outros capítulos, no entanto, nada era tão prioritário para Paulo quanto a pregação da palavra, e uma vez que a palavra de Deus é a voz de Deus, nada mais lógico de se concluir que este é, portanto, o próprio pensamento de Deus concernente o lugar da pregação na igreja.


É triste ver muitas igrejas que têm substituído a pregação da palavra de Deus por um número cada vez maior de atividades e coisas que não promovem a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade (Tito 1:1), antes, de um lado, promovem o entretenimento daqueles que precisam ser confrontados com os seus pecados; de outro, uma falsa conversão por parte dos chamados “convertidos” e o esfriamento da fé e amor de muitos para com Deus e Seu serviço na fé.


Postado por Elias Lima

2 comentários:

Anônimo disse...

Hey Elias,

Thank you so much for sending the Arete5's articles. Well... this is a space for comments on your article, and not for emails, sorry!!

I really liked the simplicity of your approach on the matter. If only some of our pastors could realize that all they need to attract people is the Word of God, simply and pure! God bless you... miss you guys.

Renata

Elias Lima disse...

hello Renata,

It was very good to see you here. May the Lord our God bless you richly in your work there.

Yours in Christ

Elias Lima