sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Recordações da casa dos mortos Jonas 2 (2ª parte)

O título se refere a obra do escritor russo Dostoiévski, uma descrição de seus anos presos nas gélidas prisões da Sibéria. Experiência semelhante foi a de Jonas. Ao invés de alguns anos amarrado pelos pés e obrigado a trabalhar, Jonas viveu, ou melhor, morreu por três dias e três noites na barriga de um peixe. A narrativa do capitulo 2 de Jonas é descrita como ser enterrado vivo. Isso já aconteceu várias vezes; desenterrar um cadáver e descobrir que foi enterrado vivo, pois o corpo está virado ou com a roupa rasgada ou ainda arranhado. Como será acordar e saber que está debaixo de 7 palmos dentro de uma caixa de madeira do tamanho do seu corpo, vestido com a melhor roupa, imprensado com tantas rosas e flores exalando um agradável cheiro “insuportável”.Jonas retrata o capítulo 2 nesses termos, só que ao invés de 7 palmos abaixo da terra, uma caixa de madeira e flores, ele esteve a “mil léguas submarinas”, numa espaçosa, gelatinosa e gosmenta barriga de um grande peixe, sentindo o cheiro de algas e restos de animais em decomposição. Acompanhe essa dramática descrição.
Palavras que descrevem o desespero de Jonas
Angústia no v 2. Ele expressou isso com as seguintes palavras: angústia, ventre do abismo. Palavras que expressam angústia e desespero: v 3 “a corrente das águas me cercou”; “as ondas e grandes ondas de Deus passaram por cima de mim” – v 4; “as águas me cercaram até a alma”; “abismo me rodeou”; “as algas se enrolaram na minha cabeça” – v 5; “desci até aos fundamentos dos montes” – v 6 “os ferrolhos se fecharam”.Jonas reconhecia sua situação de incapacidade em fazer algo por si mesmo. É nessas condições que o humilde se vê. Todos possuem suas angústias, mas somente aquele que é humilde reconhece; o pecador tenta se enganar encontrando soluções paliativas para seu problema. Cf Lm 3:7; Sl 42:7 “Cercou-me de um muro, e já não posso sair; agravou-me com grilhões de bronze”; “Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim”. Jonas faz coro com Davi no salmo 18:6 “Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos”.O que podemos fazer (com forças humanas) no ventre de um grande peixe? Absolutamente nada! Contudo, há pessoas que lutam e se rebatem no emaranhado da vida. Os nossos problemas não serão resolvidos por nossa capacidade, inteligência, ou força, mas pelo poder de Deus. O servo de Eliseu: “que faremos” em 2 Rs 6.
Solidão v 3-6a. O que Davi falou figuradamente, Jonas experimentou literalmente. V 5 cf. Sl 69:1 – “Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até a alma” Jonas sente como se estivesse rodeado de um abismo, a impressão é de alguém numa queda livre sem ter em que se agarrar.O profeta fujão desceu até as últimas conseqüências de seu pecado. A ponto de pensar que tinha sido desamparado até por Deus – Is 40: 27; 49: 14. “O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?”; “O senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim”. Desceu em um abismo tão profundo que achava que não pudesse ser achado por Deus.Jonas se apega a uma promessa firmada entre Deus e o rei Salomão no v 4b cf. 1 Rs 8:38 – “qualquer que orar voltado para o templo Deus ouviria sua oração”, a idéia era, não como a dos mulçumanos que oram voltados para Meca, centralizar a presença de Deus no templo, onde Deus figuradamente morava.
Esse sentimento centralizador prejudicou muitas pessoas que passaram a ver o templo como algo mágico e que obrigava Deus abençoar mesmo se o ofertante não tivesse puro – Jeremias condena essa falsa espiritualidade, 7:4, 9-11. “Não confieis em palavras falsas, dizendo: templo do Senhor, Templo do Senhor é este”... A casa de Deus havia se tornada num covil de salteadores, i.e. refúgio para homens pecadores impenitentes. Mas haviam aqueles que encontravam no templo apenas uma maneira de visualizar um pouquinho da imensidão de Deus, e receber seu favor.
Idolatria v 8. Quem deixa de orar ao verdadeiro Deus perde sua única esperança. Aqueles que adoram e oram a outros deuses não obtém respostas; como os marinheiros que estavam se perdendo cada vez mais, 1:5a.Aqueles que oram a outros deuses desertam da misericórdia de Javé. 2 Rs 17:15 “Rejeitaram os estatutos e a aliança que fizeram com seus pais, como também suas advertências com que protestara contra eles; seguiram os ídolos, e se tornaram vãos, e seguiram as nações que estavam em derredor deles, das quais o Senhor lhes havia ordenado que não as imitasse” ; Jeremias 10:8-11.Jonas também havia praticado idolatria: sua vontade própria. Contudo agora confessa, arrepende-se e busca misericórdia.
Palavras que falam do cuidado de Deus
Deus ouve – v 2. Deus sempre ouve a todos aqueles que clamam – Jó 36:13-14 “Os ímpios de coração amontoam para si a ira; e, agrilhoados por Deus não clamam por socorro. Perdem a vida na sua mocidade e morrem entre os prostitutos cultuais”. O peixe poderia ser um empecilho para Jonas não clamar por socorro. Alguns se sentem desesperados a ponto de acharem que não há salvação.V 2 “Ele respondeu... tu ouviste a minha voz”. Nem sempre a resposta de Deus é positiva ao que pedimos, mas temos certeza que Deus sempre ouve.Deus graciosamente aceita a oração de Jonas – v 7b “subiu a ti minha oração, no teu santo templo”. A idéia é que Deus se agradou da oração de Jonas.Richard Dawkins, em “Deus um delírio” ironiza o fato de Deus poder ouvir nossos pensamentos e orações ao mesmo tempo que controla o universo, contudo ele esquece da grandeza desse Deus, que não pode ser medido por uma mente limitado e finita como a nossa. Deus age. Jeová não é um Deus de meras palavras, mas de constante atividade. Ele não apenas escuta, mas também age.Deus tirou o profeta da angústia. A oração do humilde reconhece que Deus é soberano tanto nas coisas boas como nas ruins. v 6 “fizeste subir da sepultura a minha vida, alma”.Deus deu nova vida ao profeta. V 6 “fizeste subir da sepultura a minha vida”. A experiência de quem passa por um livramento de Deus é como se tivesse nascido de novo.
Palavras que descrevem a salvação de Deus
Nos versículos 7-10 Jonas se debruça sobre o tema da salvação de Deus. O profeta consegue vê a salvação de Deus de duas formas: Preventiva e Redentiva.
Salvação preventiva de Deus – v 3 “pois me lançaste no profundo”. i.e. Deus é o causador daquele situação de angustia e solidão que o profeta estava sentindo.Jonas diz que quando sua alma desfalecia, lembrou no seu íntimo de Deus. V 7. essa lembrança ressurge suas esperanças de livramento. Se tirarmos Deus do mundo perderemos toda e qualquer possibilidade de esperança; não teremos a quem recorrer nas horas tristes e escuras da vida. A salvação redentiva de Deus – v 6b.
Deus é o nosso salvador e de todo aquele que ele se agrade salvar - v 9. Salmo 3:8 “Do Senhor é a salvação”; 67:19, 20 “Deus é a nossa salvação”, “O nosso Deus é o Deus libertador”. Paulo diz que Deus é o “salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis”.
Palavras que expressam o livramento vindo de Deus: “fizeste subir da sepultura a minha vida” – v 6. Deus Falou ao peixe e este vomitou Jonas na praia.Deus tem o controle sobre toda criatura. Ele preparou esse animal para engolir e depois vomitar Jonas na praia. Ele fez isso várias vezes no A.T: as pragas, a jumenta de Balaão, os leões da cova que Daniel foi lançado, os corvos que alimentaram Elias, O leão que espedaça o profeta desobediente em Juízes.
Conclusão


Não podemos ter outra atitude diante desse Deus senão nos curvar a Ele em oração e humildade reconhecendo-O como nossa fonte de livramento e salvação.

Postado por Pr. Francimar lima

Nenhum comentário: