terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O caminho, a verdade e a vida.

Ao cometer o primeiro pecado, o homem saiu do caminho traçado por Deus. Isso significa que uma estrada asfaltada com o orgulho e a soberba humana começava a ser construída. Diz as escrituras que os homens ante diluvianos eram grandes pecadores “o meu espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal... viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo o desígnio do seu coração” (Gn 6.2, 5). Os homens pós diluvianos não eram melhores, pois Deus afirma: “não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio intimo do homem desde a sua mocidade” (Gn 8:21). A humanidade continuou audaciosa e soberba: “Vinde, edifiquemos para nós uma torre cujo tope seja o céu” (Gn 11:4). E assim continua a história da humanidade marcada por uma profunda incerteza do caminho certo.
O filosofo grego Protágoras disse “o homem é a medida de todas as coisas”. Em outras palavras as necessidades do homem estão em primeiro lugar. Assim sendo, o homem continuava sua viagem rumo ao desconhecido e incerto. O mundo moderno está afundado em guerras, fomes, desastres naturais, crises financeiras, mesmo assim alega está em pleno controle das nossas vidas.
No inicio do século passado a filosofia e a teologia deram as mãos para solucionar os problemas da humanidade e a conclusão a que chegaram era que o que faltava ao homem era educação ‘acadêmica’. Eles acharam que a religião deveria ser abolida, pois atrasava o progresso, deixava as pessoas presas a crenças que não podem ser explicadas: milagres. O homem moderno deve se livrar qualquer forma de barbárie. Um grande avanço foi dado para educar o homem; a ciência nunca foi tão longe na busca de novos conhecimentos: a invenção e aprimoramento do avião, armas, navios, a viagem para o espaço. Contudo, esse homem educado, fez as maiores guerras da história da humanidade.
Todos reconhecem o mau caminho do homem moderno, mas as propostas são todas falíveis, pois começam no homem e não em Deus. Quando o mundo procura um caminho Jesus se apresenta como O CAMINHO.

O problema humano de perder o caminho é viver uma mentira. A vida da maioria das pessoas não passa de uma ilusão. Casamentos em que o cônjuge trai, engana e mente, uma aparência; famílias onde os filhos não obedecem aos pais, os pais não amam os filhos, não respeitam os mais velhos; ‘felicidade momentânea’ é uma opção para os artificiais; igrejas minadas pela mentira produzem animação e entretenimento que anestesia as tristezas e necessidades espirituais do homem.
A mentira leva a pessoa para o inferno: “Vós sois do diabo, que é vosso pai e quereis satisfazer-lhes os desejos. Ele foi homicida desde o principio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é MENTIROSO e pai da MENTIRA” João 8:44. O grande conflito pelas nossas almas é entre a verdade e a mentira. Quem vai para o inferno é porque acreditou numa mentira, assim como quem vai para o céu é porque acreditou na verdade.
Quando o mundo procura criar suas verdades, Jesus se apresenta como A VERDADE.

Viver uma mentira produz morte. Não apenas morte física, mas também a morte física e emocional. Centenas e centenas de pessoas estão fisicamente vivas, aparentemente ativas, contudo estão emocionalmente mortas, i.e. perderam a razão de viver; algo muito traumático bloqueou tal pessoa impedindo de continuar a crescer, a viver e ser feliz. Uma grande decepção ou uma tragédia costumam travar a vida emocional das pessoas. Mas não é somente mortas emocionalmente que as pessoas se encontram elas estão mortas espiritualmente, ou seja, elas não podem ter acesso a Deus. Nós não podemos buscar a única pessoa que poderia resolver nossos mais profundos anseios, pois estamos mortos “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” Ef. 2:1.
Quando o mundo procura viver, mesmo estando mortos, Jesus se apresenta como A VIDA.

Até aqui apresentei o cenário do mundo: A falta de direção, a mentira e morte que os homens estão. Agora, chamo a sua atenção para a solução de Deus. O Todo-Poderoso vendo a situação do homem resolveu mandar Jesus para conduzir o homem para o caminho certo, para a verdade e para experimentar a vida.
Dentro dos EU SOU’s de Jesus encontramos em João 14:1-15 (1-7) O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

Postado por Pr. Francimar.

2 comentários:

Miller disse...

Uma Belíssima mensagem sobre a verdade e a mentira e as conseqüências de nossa escolha: céu ou inferno. É incrível como o homem está tão envolvido nas engrenagens desde mundo e seus pensamentos corruptos sempre o levam para dentro de si mesmo, e no seu egocentrismo ele vai vivendo despreocupado com o destino de sua alma. Que Deus nos livre deste terrível erro.

J. Marques disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.