sexta-feira, 7 de maio de 2010



Desenvolvendo a salvação
Minha esposa está grávida de nosso primeiro bebê. O sentimento que nos toma é grandioso e a curiosidade também. Por isso, estou acompanhando o desenvolvimento provável do bebê por um site. É incrível como se desenvolve rápido!
O apóstolo Paulo também acompanhava e se preocupava com o desenvolvimento espiritual dos filipenses (Fp. 2:12-13).
“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”
Portanto, o crente genuíno desenvolve a sua salvação.
O que significa desenvolver a salvação?
Vejamos dois significados assumidos.
O catolicismo romano ver o desenvolvimento da salvação como obtenção da mesma.
A Edição pastoral da Editora Paulus assim traduz o verso 12: “... continuem trabalhando para a salvação de vocês.”
Há vários problemas nesta interpretação. O primeiro é sintático. O texto grego não diz isso. Salvação é objeto direto do verbo desenvolver. O segundo problema é de vocabulário, pois o verbo traduzido por “trabalhar” (katergazete) não é traduzido como trabalhar em nenhum outro lugar. Sua tradução pode ser produzir (Rm 5:3; 2Co.4:17 ), causar ( Rm 7:13), executar (1Pe. 4:3 ), praticar ( Rm 2:9 ). Há também problema de contexto. Neste texto nós encontramos Paulo fazendo uma conclusão. O que ele está concluindo? Ele está concluindo a exortação que fez quanto à unidade da igreja em 1:27. Como cidadão do céu, o crente deve viver em unidade. A partir do capítulo 2, Paulo mostra que a humildade é a atitude apropriada para os crentes terem união. Ele dá, então, o exemplo de humildade de Jesus. Este exemplo não é para eles ficarem sabendo, mas para copiar, imitar. Finalmente chegamos à nossa passagem. Esta é a conclusão da exortação de Paulo quanto a viver em unidade que, por sua vez, requer humildade. Sem humildade, sem unidade. Desta forma, desenvolver a salvação está intimamente ligado a viver em unidade numa comunidade já salva (Fp. 1:1). Por fim, vem o problema teológico, pois em Efésios 2:8-9; Tito 3:4-5 e outros textos está bem claro que a salvação não é mérito do homem, que nossas obras não podem nos salvar.
O que seria então desenvolver a salvação?
A resposta bíblica é: Crescimento e amadurecimento espiritual.
A Nova Versão Internacional traduz muito bem o texto- “ponham em ação a ação de vocês...”.
O verbo “desenvolver” significa crescer, progredir, propagar. No tempo de Paulo, era usado no contexto de escavação de uma mina, ou da colheita num campo, com a idéia de extrair o máximo possível. Portanto, cada salvo deve “explorar” ao máximo a sua vida espiritual para crescer.
Paulo usou dois adjuntos- “com temor e tremor”. Estas duas expressões são sinônimas e referem-se à reverência e respeito. Em Provérbios 8:13 diz que o temor do Senhor consiste em aborrecer o mal. A igreja primitiva andava no temor do Senhor, indicando seu modo correto de viver (Atos 9:31).
Os filipenses iriam desenvolver bem a salvação deles se o fizessem com temor e tremor. Isto faria com que eles fossem obedientes mesmo na ausência de Paulo.
Russel Shedd disse: “o indivíduo que tem o nome de cristão, mas que é convencido, autoconfiante, sem atitude de reverência e respeito, tendo fé na graça barata, e nas obras inúteis feitas com vistas à recompensa, poderá ser uma das pessoas que se desapontarão quando bater à porta do céu, implorando que o deixem entrar. O Senhor o afastará tristemente: “nunca o conheci. Aparte-se de mim, você que pratica a iniqüidade.” (Mt.7:28)
Ao desenvolver a sua salvação, o crente recebe auxílio divino (VS.13). Os filipenses não estavam sozinhos da tarefa de desenvolverem a salvação deles. À primeira vista, parece que toda responsabilidade é removida dos filipenses. Mas Paulo introduz esta afirmação para assegurar a seus ouvintes que, apesar dele não está presente com eles, Deus lhes assistia graciosamente. O apóstolo jamais removeria a responsabilidade individual, muito menos atribuiria algum fracasso espiritual a Deus (como ele diz aos romanos, de modo nenhum).
Precisamos dar provas do desenvolvimento da nossa salvação (2:14-16). Vida sem murmuração nem contenda- Os dois pecados que mancharam os israelitas em sua travessia no deserto (Ex.16:17; Nm 11:1). A murmuração é o descontentamento. É provável que as murmurações fossem dirigidas de uns contra os outros, quebrando, assim, o espírito de harmonia, embora também seja possível que estes crentes estivessem criticando seus líderes (1:1). A palavra contenda pode também sugerir murmurações. Outra conotação é “litígio” e dissensões.
Se retivermos a Palavra de Deus, desenvolveremos bem a nossa salvação (VS.16).
Algumas perguntas para refletir:
- Como você pensa em ser salvo? Desista de qualquer tentativa meritória. A salvação é pela graça de Deus.
- O tempo que tenho de crente é equivalente à minha estatura espiritual, ou ainda ajo como uma criança mimada, fazendo briga por tudo?
- O meu desejo de crescer profissional e financeiramente é maior que o desejo pelo desenvolvimento espiritual?
- Os outros podem ver o desenvolvimento de minha salvação? Sou um crente de “terceiro mundo espiritual” ou um crente de “primeiro mundo espiritual”? Tenho desenvolvido ou atrofiado minha salvação? O nosso grau de obediência à Palavra de Deus nos dá a resposta.

Pr. José Roberto (IBMR em Mangabeira)

Nenhum comentário: